sábado, 5 de setembro de 2015

Dicas de estudo PARTE 4 Volta às aulas

OIII! As tuas aulas já começaram? As minhas começam em menos de duas semanas :( Socorro! Como é que 3 meses de férias passam ser dar conta não é? Ahah, "força na peruca"! 

Em época de início de aulas, nada seria mais válido do que um post com dicas de estudo, então vamos lá!



Tem um dossier em casa e um separador para cada disciplina! Os professores costumam dar muitas fichas e cada aula que passa vais avançando no conteúdo e poderás não precisar da ficha que o professor te deu há duas aulas atrás, por exemplo. Então, quando chegares a casa ou no final da semana (depende do teu método de organização) arquivas essa ficha no dossier. Assim, não fica no caderno a fazer peso e não corres o risco de a deitares fora. Sê sincera, quem nunca deitou uma ficha fora por já ter imensas no caderno! 


Usa e abusa dos post-it! Esta dica pode parecer meio tonta, mas ajuda muito. Vou te dar alguns exemplos:
- Anota os trabalhos de casa e cola na capa do caderno ou do livro, assim de certeza que não te esqueces de o fazer;
- Escreve alguma coisa importante e cola ao lado da matéria, assim sempre que abrires a página a primeira coisa a reparares é no papelinho colorido;
- Marca a página que tens de estudar e deixa um bocadinho do post-it de fora.

Vês como podem ter várias utilizações e muitas mais?


Usa recargas de folhas, em vez de cadernos, no teu estudo! Eu prefiro usar recargas em vez de cadernos. É uma mania, mas também é muito útil! Imagina que queres ir a estudar pelo caminho, ou que queres levar o teu resumo para a escola por qualquer motivo. É bem mais prático levares só as folhas. Agrafas e pronto!  


Marca as coisas mais importantes com uns marcadores coloridos! Se tiveres as coisas mais significativas destacadas, sempre que fores estudar e vires alguma coisa colorida pelos marcadores, vais saber que aquilo é importante. Assim, é muito mais fácil de identificar as coisas. 


Usa canetas coloridas para separar e destacar algumas coisas. No teu estudo, diferencia o título do texto, sublinha alguma coisa importante, separa os conteúdos. Tudo isto pode ser feito muito mais facilmente com as cores e fica mais fácil de decorares quando fores ler de novo. 


Tem uma agenda. Esta é uma das dicas mais importantes, para mim. É super importante! Se anotares tudo, testes, trabalhos, nunca te vais esquecer. É uma questão de organização.

Tem um quadro onde possas por tudo o que precisares, por exemplo, tarefas, data de testes, o horário, etc. Assim tudo fica mais visível e tens menos chance de te esqueceres de alguma coisa importante. 


Organiza o teu tempo. Não confundas hora de estudar com hora de descansar, ou vice-versa. Se for mais fácil, mete alarmes. É a forma mais fácil de controlares o tempo de estudo e o tempo de descanso. 

 Espero que tenham gostado!

14 comentários:

  1. Adoro o teu blog !! Adorei as tuas dicas !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ola joana sera que tu me podias dizer quanto custou o estojo da kiplieng e onde compraste

      Eliminar
    2. Olá! O meu estojo foi 17,45€, mas tive 50% de desconto. O preço original dele é o dobro do que o que eu paguei, pois na altura havia uma promoção: se comprasse uma mochila escolar, tinha os tais 50% de desconto :) e eu comprei.
      Obrigada pela visita :)

      Eliminar
  2. Adoro o teu blog !!! As tuas dicas são fantasticas :P

    ResponderEliminar
  3. Olá! Gostei muito do teu blog :) passa também pelo meu canal para veres a série de regresso ás aulas, um beijinho querida!
    https://www.youtube.com/channel/UCmsrQhA-VI5Ft2OW-QVMyYg

    ResponderEliminar
  4. Foste nomeada para uma tag lá no meu blog:http://conselhosdeadolescente2015.blogspot.pt/2015/09/ola-minhas-adolescentes-fui-nomeada.html
    Adoro teu blog <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oin, obrigada <3 Assim que conseguir, irei responder! Um beijo.

      Eliminar
  5. Adorei as dicas , muitas dessas já uso diariamente.
    http://blogbrunadionisio.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Adorei as dicas, muito valiosas p mim que estou estudando pro enem, bjs
    http://8outubro.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom saber que ajudei alguém, um beijo querida! Irei passar no seu blog.
      Obrigada pela visita.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...